sábado, 22 de fevereiro de 2014

Palestra com o Advogado e escritor, Martiniano José da Silva.

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

No dia 08/02/2014, a Coordenação do polo Universitário de Mineiros - UAB e a Tutora Presencial do curso de Licenciatura em História, professora Jurema, organizaram uma palestra com o Advogado e escritor, Membro do Movimento Negro Unificado (MNU), da Academia Goiana de Letras e Mineirense de Letras e Artes, mestre em história Social pela UFG, Professor Universitário, articulista do DM - Martiniano José da Silva.




Tema: Origens, Conceitos e Sistemas Raciais.

           Dr. Martiniano abordou a origem do racismo, tema polêmico e complexo, podendo-se dizer que tem sua origem no etnocentrismo. Explicou que de acordo com o Dicionário Aurélio (1986), 2ª edição, o substantivo racismo vem de duas línguas; do inglês "racismo" e do francês "racisme". Ressaltou que o racismo não tem fundamentação científica, em nenhum lugar do mundo. E que existem pessoas tentando reerguê-lo, até escrevendo, desejando justificar o injustificável.
Dr. Martiniano abordou os sistemas racistas, o Apartheid, citou nomes de negros que conseguiram Status Social: o Presidente Barack Obama, Joaquim Barbosa. Nelson Mandela, preso por 27 anos, combatendo esse sistema terrível de discriminação racial, até morrer.
Citou o Sistema Racista à Brasileira, (como demonstra em seu livro "Racismo à Brasileira") que por ser incrivelmente mascarado e dissimulado, é o pior do mundo para ser detectado e combatido.
Para apreciar o todo o conteúdo de sua fala, pode-se acessar o Diário da Manhã do dia 06/02/2014, local onde copiei os trechos aqui expostos.

Disponível em: http://www.dm.com.br/jornal/#!/view?e=20140206&p=22

Deixamos nossos agradecimentos:
- Ao Dr. Martiniano pela brilhante palestra e à sua esposa, Dona Chica, pela graciosa presença.
- À presença da Tutora à distância, Prof. Irene Ambrosina.

- Aos alunos e alunas do curso de Licenciatura em História, pela grande participação neste dia.

- À Secretaria Municipal de Educação, pelo coquetel.

- Aos colaboradores do Pólo de Apoio presencial pelo apoio.









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário